segunda-feira, 30 de outubro de 2006

Ceviche

Eu tinha absolutamente que dizer algo sobre essa maravilha gastronómica que é o ceviche, um prato peruano feito com peixe cru marinado em sumo de limão, cebola e rocoto (uma espécie de malagueta). Para quem, como eu, não acha grande graça a sushi, o ceviche é para cima de verdadeiramente espantoso. Agora, as cevicherias são para mim espaços sagrados.

O que li nas ferias

As minhas férias não foram na praia. Foram em Buenos Aires, no fim do Inverno e início da Primavera. Para as celebrar, li, li, li. E quando me apeteceu, li ainda mais. É algo que não posso fazer quando estou embrenhada no ritmo de trabalho, e por isso dá ainda mais prazer fazer. Li "The life of Pi", de Yann Martel, deitada na relva de vários parques porteños, feliz da vida por poder ler mais um capítulo e o outro a seguir. Li como há muito não conseguia ler e deu-me o prazer que há muito não tinha. Também li o "Elogio de la lentitud", de Carl Honoré e, enquanto estive em Santiago do Chile, também de uma assentada li "El maestro de esgrima", de Arturo Pérez Reverte. Li outros pelo caminho, li revistas e - agora a loucura no estádio - fiz centenas de sudokus. Muitos sozinha e alguns a meias com o Paulo - é um novo modelo de namoro que inventámos, sudoku a duas cabeças e quatro mãos.

Entre Lisboa e Buenos Aires

Cheguei a Buenos Aires no dia 9 de Setembro e vou embora amanhã, dia 31 de Outubro, de regresso a Lisboa. Decidi marcar o meu último dia desta etapa cá com o primeiro post de toda a minha vida. Blog é coisa nova para mim.
Nestas últimas sete semanas visitei quatro países da América Latina: Argentina, Chile, Perú e Uruguai. Nunca tinha vindo - e agora acho que vai ser difícil deixar de cá vir. O coração está definitivamente dividido: para além do amor cá estar, Buenos Aires é uma cidade que acolhe de braços abertos, uma cidade híbrida, com muito de europeu, muito de latino e muito mais de sul-americano.
Amanhã é o dia da partida... até à próxima, claro está!