terça-feira, 29 de novembro de 2011

Está no ar!

We´re in Panama, issue 18

A zine de Novembro está no ar e disponível aqui. Este mês, versa sobre a temática festas pátrias e os muitos feriados com que os panamenhos celebram as efemérides da sua história.

Vão ler, vão! E depois, só mais um saltinho ao facebook para fazer like da página da zine e acompanhar as novidades.

Espero que gostem!

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Houston, digo, Panamá: we have a problem



Quando uma universidade não sabe conjugar o presente do indicativo do verbo "tener" (ter), claramente temos um problema.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Uma mantinha muito especial

"Hugo" baby blanket

"Hugo" baby blanket

"Hugo" baby blanket

Esta mantinha, para mim muito especial, foi feito para o bebé de uma amiga que fiz cá no Panamá. Este "pequeno humano", que chegará em meados de Dezembro, vai ter uma manta luso-panamenha, tal como ele próprio, à sua espera. Espero que ele goste tanto dela quanto eu gostei de a escrever, bordar e coser. Foi feita com muito:

"Hugo" baby blanket

(A mantinha é abbrigate*, claro. Para quem quiser encomendar uma, é só dizer.)

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Panamagusto

Panamagusto

Ontem, Domingo, celebrámos o São Martinho (com algum atraso, é certo) aqui no Panamá com um magusto muito peculiar. Graças a uma das nossas convidadas, tivemos direito a castanhas cozidas e assadas (oba, oba!); mas o cardápio de iguarias portuguesas não se ficou por aí. Tivemos pastéis ("bolinhos, bolinhos!") de bacalhau, salada de polvo, feijoada, tremoços e azeitonas, cerveja e vinhos; entre eles, vinho português, em representação da jeropiga. De doces, tivemos um pudim e chocolates com vinho do Porto.

Uma das descobertas da data foi a de uma semente de palmeira chamada pixbae e que tem o nome científico de Bactris gasipaes. Tem uma polpa fibrosa e um gosto que faz lembrar o da castanha, talvez misturado com o da abóbora; é endémica desta zona e por isso foi uma excelente descoberta. Já imagino purés de pixbae tanto em doces como acompanhamento de salgados.

Foi um excelente convívio e desde já agradeço a todos terem vindo e participado com tanto entusiasmo. Fica, contudo, a dúvida: com tanta cadeira e sofá, porque é que falámos horas e horas em pé?

Manhã sebastianesca

Manhã sebastianesca
Uma manhã sebastianesca.

Esta manhã, o panorama ao acordar era o de vivermos nas nuvens (confere, claro, dado que vivemos no 49.º andar e muitas vezes termos as nuvens ao lado, não acima). Mas hoje a nuvem era diferente, porque se foi retirando, paulatinamente, descobrindo aos poucos os prédios que vemos daqui da janela. Será que o céu azul que se vê é sinal que a estação seca se aproxima? E que estas chuvas diluvianas vão dar tréguas? Será?

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

De Istambul para o Panamá

Baklavas, directly from Istanbul

Baklavas, directly from Istanbul

Setembro e Outubro foram meses de muitas viagens de trabalho para o Príncipe, ao ponto de não conseguir chegar a desentupir os ouvidos entre descolagens e aterragens. Já estávamos os dois um pouco cansados da situação. O Príncipe, que já me conhece e sabe como me alegrar (comida, claro!), trouxe-me de uma das suas viagens - a Istambul, para ser mais precisa - uma caixa de baklavas deliciosos. Conta ele que foram embalados ainda quentes e selados em vácuo; no dia seguinte, chegaram ao Panamá, lindos, fantásticos, deliciosos e ainda estaladiços.

São diferentes dos que encontro cá; não sabem a água de rosas, mas são leves, levezinhos, e doces na medida certa.

Para mim, abrir esta caixa e encontrar um pequeno exército de baklavas de terracota, quero dizer, de massa filo, todos alinhados e lindos; pensar que cada um correspondia a largos minutos de prazer gastronómico... ah, foi maravilhoso.

E sim, Príncipe, a tua missão foi cumprida.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Torre Trump no Panamá

Esta é uma cidade de contrastes, uma aldeia que ser grande metrópole, onde o dinheiro abunda. Numa cidade onde a rede de esgotos continua a ter falhas e a expelir fantásticas ribeiras de cocó na via pública, erguem-se arranha-céus residenciais e, desde Julho, também hoteleiros, com o empreendimento Trump Tower.

Trump Tower in Panama City

Abriu em Julho, num dia de dilúvio bíblico, e como é aqui mesmo, mesmo ao lado, fomos logo visitar. No rés-do-chão tem uma arcada comercial praticamente vazia, com a excepção de uma pastelaria que me faz sentir em Portugal, e uma enoteca, que também serve refeições ligeiras e tem música ao vivo.

A recepção do hotel localiza-se uns 14 ou 15 andares acima, bem como alguns restaurantes já devidamente explorados: no Barcelona, bar de tapas, encontramos sempre caras conhecidas entre os empregados que lá trabalham, o que me faz pensar que este empregador deve ser excelente.

Trump Tower in Panama City

Trump Tower in Panama City

(Um pequeno parêntesis: Mãe, lembras-te daquele senhor no Don Patacón que nos serviu tão bem? Aquele cuja cor dos olhos era mais clara que o tom de pele? Pois com esse nos cruzámos da última vez...!)

Também há o restaurante Tejas, devidamente provado. A comida é correcta, as porções francesas (ou seja, mínimas) e o serviço é lento. Mudou a carta na semana passada, por isso talvez lá voltemos.

A oferta gastronómica é completada pelo bar da piscina, onde o ambiente é muito, muito giro, mas a oferta é muito restrita. É um bar de piscina que, à noite, em vez de se metamorfosear num restaurante com um ambiente muito especial, continua a servir as bebidas em copos de plástico e a ter um par de saladas e hambúrgueres. Na minha opinião, não chega.

Trump Tower in Panama City

Mas o espaço? O espaço é muito bonito, mesmo; mesmo tendo em conta que as varandas dos vizinhos se encontram a escassos 3 ou 4 metros, conseguiram criar uma atmosfera elegante e sofisticada, coisa que cá não abunda.

Trump Tower in Panama City

Nos primeiros dias, ainda tudo cheirava a novo, a tinta e a reboco. Hoje, a máquina já está mais oleada e a funcionar melhor; talvez o serviço não seja tão cerimonioso como no início, mas continua a ser acima da média local.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Excelente notícia!

Esta excelente notícia tem-me com um sorriso há algumas horas:

In Uppercase!

In Uppercase!

Estou tão, mas tão contente e orgulhosa por ter o meu trabalho incluído na Uppercase, uma revista que assino e de que tanto gosto. Para quem trabalha como freelancer e sozinha, esta é uma validação de que o que faço tem interesse e valor. E isso deixa-me muito feliz.

E agora vou ali fazer festinhas ao meu exemplar da revista enquanto dou mais uns passinhos de dança.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Logo eu

new friend

Hoje, enquanto esperava pelos meus companheiros de reunião (bendita pontualidade caribenha), este amiguito ignorou pacificamente as minhas reticências em relação a bichos em geral e aninhou-se nas minhas pernas. Fiz-lhe umas festas, meio sem saber onde tocar (afinal de contas, ele tinha as garras sobre as minhas pernas destapadas), e o danadinho começou imediatamente a ronronar. Um bombom cheio de pêlo, essa é que é essa.

Quem precisa de leitura de feriado?

We´re in Panama, issue 17

Ora aqui está ela, a zine número 17! Este mês versa sobre a temática da criativa onomástica caribenha e respectivas influências. Leiam, leiam, e a seguir carreguem no botãozinho "gosto" do facebook.

Espero que gostem!