quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Aspectos em que a Argentina está muito à frente de Portugal

É inevitável a comparação entre os dois países, pelo menos para mim, que sou de um e vivo no outro. É certo que vivo em Buenos Aires, uma cidade que é uma bolha no seio da realidade argentina. Mas é a bolha em que vivo e é dessa bolha que vou falar. Não tenho dúvidas de que a minha percepção é perfeitamente unilateral e pouco rigorosa, mas é da minha percepção que se trata.

Assim sendo, que fique bem claro que as casas de banho na Argentina estão muito, mas muito mais limpas que as de Portugal. Tirando honrosas excepções (como a do restaurante em Beja cujo nome não recordo, onde fizemos o almoço da família Monteiro), as casas de banho em Portugal estão sujas. Se me dirijo a algum empregado, respondem-me, muito provavelmente: "oh, menina, isso agora a senhora das limpezas só vem amanhã". Cá, em contrapartida, o empregado calça umas luvas e vai limpar. Ou chama alguém para limpar. (para os mais incrédulos, já presenciei as duas situações!)

Cá já não se fuma em lugares públicos fechados desde 1 de Outubro de 2006. E é muito bom.

O "gran colectivo argentino" é uma invenção de quem tem muita terra, pouco caminho de ferro e pouco dinheiro para viajar de avião. O autocarro argentino de longo curso é um lugar em primeira classe, só que à velocidade do transporte rodoviário. Funciona maioritariamente durante a noite e o preço é acessível. Não há termo de comparação na Europa.

Os gelados. Só provando.

A carne de vaca. Não sou fã, mas admito que é muito boa. Na de porco e de galinha, ganha Portugal.

Os cafés e os restaurantes: em cada segmento, são todos (ou quase todos!) bonitos. Não há a cultura da tasca com parede de azulejo de casa de banho. Cá os sítios são bonitos, bem arranjados e não necessariamente caros. Tal como disse antes, há-os de todos os preços.

Disto me lembro agora, assim de repente. Quando me lembrar de mais, acrescento.

Sem comentários: