segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Mudou a hora

Mudou, mas que ninguém pense que foi uma coisa pacífica. Em Portugal já estamos habituados a um fim-de-semana em Março em que temos uma hora a menos para dormir, a partir do qual os dias são compridos. Em Outubro, temos um fim-de-semana em que temos mais uma hora para dormir e, a partir dessa data e até Março do ano que vem, os dias são curtinhos.

Cá a mudança da hora foi todo um tema amplamente discutido, com direito a debate televisivo no horário nobre, com especialistas em neurologia e bio-ritmo, já para não falar nos senadores de diferentes províncias, a favor e contra desta mudança da hora. Que não, que não se poupa energia coisa nenhuma. E que sim, que afecta tremendamente o bio-ritmo. E que terrível é só podermos jantar aí pelas onze da noite, já que só vamos para a cama à uma da manhã (alguém explique a estas pessoas que às onze da noite já muitos argentinos jantam hoje em dia e que jantar com luz do dia nunca fez mal a ninguém, veja-se nomeadamente na amostra que é aquela refeição chamada "almoço", realizada com luz diurna, e muitas vezes seguida pelo descanso a que chamam "sesta", muitas vezes sem correr a persiana).

As províncias mais perto dos Andes (salvo Jujuy) não mudaram a hora. Compreendo que o façam e basta que mencionem o simples facto de não fazer sentido que às oito da manhã seja de noite. Mas gente, por favor, discutam menos e façam mais. E ponham a novela; no cômputo final é mais interessante que o neurologista a mostrar a maquete do cérebro e a localização precisa do nosso relógio biológico.

Pequena nota: não vejo a novela. Mas já dá para entender que o debate foi mesmo pertinente.

2 comentários:

alcinda leal disse...

Então aí a mudança da hora não era um hábito!
Nós aqui mudamos hoje! E agora até Dezembro os dias são tão pequenos!
Não gosto nada que anoiteça tão cedo!
Em final de Janeiro já está melhor!
Bjs

Mariana Ramos disse...

Aqui também já mudou a hora. Esta manhã de domingo está particularmente saborosa, pois tem mais uma hora. Já li os jornais de ontem e de hoje e estou a ver o correio e os blogues, antes de me arranjar para o almoço. Vamos fazer uma "maldade": vamos levar a mamã em repouso a almoçar à Pescaria. Aparecerá quando já tivermos mandado grelhar o peixe e sairá rapidamente, depois de comer, para não estar muito tempo sentada. Ela está tão desejosa!...