quinta-feira, 8 de abril de 2010

Idiossincrasias de um país tropical

De novo no Panamá para tratar de assuntos burocráticos, divirto-me com algumas idiossincrasias locais. A primeira de todas é a interpretação local das estações do ano.

O Panamá encontra-se a nove graus norte, o que significa que astronomicamente estamos na Primavera. Como estamos bem pertinho do Equador, e ao nível médio das águas do mar, vivemos um clima tropical, que se caracteriza por uma estação seca e outra húmida.

Ora acontece que a estação húmida costuma coincidir com os meses de Verão; no hemisfério norte, isso acontece entre Abril ou Maio e Setembro ou Outubro. Só que, no Panamá, as coisas não são bem assim...

Chamam "Verão" (com umas enormes aspas, as maiores que tiverem aí à mão) aos meses da estação seca, que na realidade correspondem ao Inverno astronómico. A temperatura é mais baixa, não chove, e - por isso - é considerado "Verão". Já o "Inverno" (chamem as tais aspas grandes, por favor) caracteriza-se por temperatura mais alta, mais humidade relativa e pancadas de água de cerca de uma hora por dia, normalmente à mesma hora.

Só para ilustrar a história, conto-vos que este dia de "Inverno" vai com 32ºC e 59% de humidade relativa.

Inverno, Inverno, é dentro dos espaços, que são refrigerados até ao ponto de se terem de usar casacos e abrigos... de Inverno! E esta, hein?

4 comentários:

Ri disse...

...inaugurada a categoria "PANAMÁ"?!?!! iupii :)

kel disse...

Ainda nem tive oportunidade de dar os parabéns pela nova aventura que aí se avizinha, mas fiquei muito contente com as novidades! Quando partem?

Billy disse...

:D Sim, Ri! Inaugurámos a etiqueta Panamá!!!!!!

Kel, deve ser para Maio, mesmo a tempo de evitar o Inverno austral!

fungaga disse...

Lol, será que no Panamá também existem as intermináveis conversas sobre o tempo?