terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Domingo de praia

Playa Bonita, Panamá

Este fim-de-semana que passou foi a estreia oficial do Hostal Aqualina, que é como quem diz: recebemos as primeiras visitas cá em casa. Por isso, no Domingo encaminhámo-nos para a costa atlântica do Panamá - também conhecida como "Caraíbas", não sei se estão a ver - e fomos, de armas e bagagens, nadar na sopinha e torrar um pouco ao sol.

Uma ida à praia, aqui nestas paragens, é todo um evento logístico. Chegando lá, não há nada: nem restaurante, nem duches, nem casa de banho. Nem sequer acessos! Por isso os preparativos incluem ingredientes para o piquenique e muitos, muitos líquidos, tudo enfiado numa geleira daquelas da nossa infância. E lá vamos nós.


floating heart


Vamos de carro pela auto-estrada de Colón e saímos na direcção de Portobelo, direcção essa que seguimos depois por estradinhas nacionais enlameadas pelas recentes enxurradas. Portobelo tem uma linda fortaleza espanhola, património mundial, mas que infelizmente sofreu também um deslizamento de terra que a soterrou parcialmente.

Deixamos lá o carro e apanhamos uma lancha que nos leva até à praia. A viagem demora uns 20 minutos, talvez 30, mas é tão bonita que o tempo passa a voar.

leaves

Na praia não há muito areal - a actividade acontece mesmo é dentro de água, uma piscina de água transparente e na temperatura certa. O sol, apesar de forte, é coado pelas copas das árvores. O grande senão, no meio de tudo, é a lixeira que há na praia. Contámos uns quantos pares de sapatos, já para não falar em garrafas de plástico e até uma enorme faca! Numa praia tão linda como esta, é uma pena termos de andar a escolher onde pôr o pé (e a toalha), sob o risco de nos magoarmos a sério.

Playa Bonita, Panamá

No regresso apanhámos um bocado de trânsito, entre controles de alcoolemia e buracos no asfalto, mas chegámos lindos, cansados e bronzeados de um dia de praia caribenha.

(Mais fotos aqui.)

2 comentários:

Marta disse...

Que inveja boa!!!! ;-)

Anónimo disse...

Uma vez, numa praia assim, com esta história das folhas a proteger, fiquei com as costas queimada às folhas...

Bem, este foi um belo post, daqueles de lavar os olhos e a alma. E só te digo que eu tinha muito jeito para uma dessas idas à praia, ó se tinha...

fungaga