segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Bem-vindos à Europa!

Avenida 24 de Julho. Ambas as fotografias são de Christophe Sauvage.

Este pode parecer um título estranho para um post aqui no "Entre...", mas tem uma razão de ser. Os lisboetas que lêem este blogue talvez já tenham reparado que de há uns dias para cá há uns mupis muito curiosos por essas ruas fora. Trata-se de um projecto artístico de nome "Bem-vindo à Europa" (ora cá está) e que se tem desdobrado por várias iniciativas.

Calçada dos Mestres

Uma delas, a que me faz aqui escrever, é uma fabulosa oferta de emprego. Tanto a descrição do perfil do candidato como a das funções dariam grandes gargalhadas, não fossem elas tão ironicamente certeiras.

Na minha opinião, este projecto é um dos mais interessantes, mais ricos e mais bem sustentados em termos conceptuais que vi nos últimos tempos. Os textos são observações que põem o dedo na ferida de uma forma irónica, sempre na fina fronteira entre comédia e tragédia. Texto e imagem dialogam de uma forma subtil para reforçar a mensagem que o artista nos quer passar - e deixam-nos sempre a pensar.

Christophe-Paul Sauvage, o artista em questão, conta tudo no site dele, "Ajudem o Artista", e promete mais novidades para breve. Agradece a ajuda de todos, mas nós também: é sempre bom depararmo-nos com uma mensagem que nos faz pensar.

2 comentários:

Mariana Ramos disse...

Destes ainda não vi nenhum. Quem anima os mupis aqui das proximidades é um actor americano, cheio de charme, (pelo que pude ver da fotografia o Christophe também não está nada mal!) afim da família Walker.

Ana V disse...

Por acaso há um mupi bem perto de ti, Mariana! Em frente à Basílica da Estrela! Infelizmente, hoje foi o último dia, esta noite já os vão retirar... Beijinhos!