sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Alcatraz

A visita a Alcatraz foi-nos muito recomendada, apesar de à partida parecer um programa um pouco sombrio. Comprámos os bilhetes online alguns dias antes (no Verão, os bilhetes devem ser comprados semanas antes) e nessa terça-feira, bem pela fresca, lá estávamos nós no cais.

São Francisco estava vestida a preceito para uma ida à prisão de segurança máxima mais famosa do país. O nevoeiro estava denso e baixo e o vento fazia a temperatura baixar uns quantos graus. A viagem de barco até à ilha demora cerca de vinte minutos. Dentro da zona do Parque Natural da Golden Gate, Alcatraz é uma área protegida e hoje serve de lar a muitas espécies da flora e da fauna endémicas.

Alcatraz

Alcatraz

Alcatraz

A história da ilha, como não podia deixar de ser, não é pacífica. Considerada pelos americanos originais como terreno sagrado, foi usurpada pelo governo e foi lá instalada primeiro uma fortaleza militar e, mais tarde, usada como prisão de máxima segurança. Esta foi a função que desempenhou entre 1934 e 1963 (se o artigo da Wikipédia não me engana). A prisão foi desocupada devido aos altos custos de manutenção, já que trazer mantimentos, água e luz não só para os reclusos como para todos os guardas prisionais e respectivas famílias, era mais caro que ter toda a gente hospedada num hotel de luxo.

Alcatraz

Alcatraz

A visita à ilha é feita com a ajuda de um áudio-guia incluído no preço da viagem. Em várias línguas, o texto é narrado de forma muito ilustrativa, com excertos dramatizados, e não é difícil imaginar a sensação de isolamento que os reclusos deveriam ter. Ao longe, por entre o nevoeiro, via-se a cidade de São Francisco, e quando o vento estava a favor podiam ouvir-se os ruídos da cidade, a música e até conversas.

Alcatraz

Alcatraz
Gostei de ver os hobbies dos reclusos.

A visita faz-se em duas horas, mais coisa menos coisa, conforme o ritmo do visitante. E vale mesmo a pena.

Alcatraz

Alcatraz

Alcatraz

Alcatraz

Mais fotos aqui.

Sem comentários: