quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Muir Woods e Napa, Califórnia

Saindo de São Francisco pela Golden Gate, o parque natural que é monumento nacional de Muir Woods fica a uma curta distância (de carro) e é fantasticamente imperdível. Fizemos o caminho passando pela marginal de Sausalito, uma vila à beira da baía, e depois virámos para o interior da península, serpenteando pela estrada até chegar à entrada deste bosque encantado.

Muir Woods, Marin County, California

Muir Woods, Marin County, California

Muir Woods, Marin County, California

O parque localiza-se num pequeno vale encaixado, onde é pouca a luz natural, filtrada pelas copas altíssimas. No meio, corre um ribeiro com o seu cantar. No ar ouvem-se os pássaros, que comunicam entre si, e os gritos dos esquilos. Ao visitante pede-se silêncio; afinal, para ouvir humanos já nos chegam as cidades.

Muir Woods, Marin County, California

O monumento, apesar de relativamente pequeno em área, tem um grande número de exemplares de sequóias (Sequoia sempervirens) e está muito bem preparado para visitantes de todo o tipo. Tem passeios mais rápidos para os apressados, mais longos para quem tem mais tempo. Tem passadeiras de madeira onde podem circular cadeiras de rodas e carrinhos de bebés e trilhos de areia pela encosta acima. Lá dentro, as placas informativas dão explicações sobre tudo o que tem que ver com o ecossistema, desde as famílias de sequóias, a idade delas, a história do lugar. Explica também a importância dos fogos naturais periódicos, que, ao incinerar as árvores mais pequenas e menos resistentes ao fogo, abrem espaço para que a luz diurna chegue ao solo e permita que as sementes de sequóia germinem.

Muir Woods, Marin County, California

De Muir Woods seguimos para Napa, onde éramos esperados para o almoço. Plano da tarde: provas de vinhos.

Wine tasting chez-Coppola Family

O tempo pôs-se cinzento e frio, bem outonal, muito apropriado ao calor que o vinho proporciona. Foi uma tarde óptima, que terminou com as celebrações de Haloween à americana: crianças a pedir trick or treat e nós a dançar num bar com um balde na cabeça, à guisa de disfarce. Adorei poder observar, de dentro do meu balde, as máscaras das outras pessoas.

(Aqui que ninguém nos ouve, delirei quando me pediram a identificação. Querem ter a certeza que eu tenho mais de 21 anos, e quem sou eu para dizer que não? Agradeço sempre o elogio!)

No dia seguinte, uma manhã luminosa e fresca, tomámos o pequeno-almoço na Bouchon Bakery, em Yountville. O pain au chocolat, o meu standard de apreciação (conhecem o índice Big Mac? É algo assim, mas em relação à qualidade do lugar), não desapontou. A única coisa, e lá volto eu à minha queixa habitual, é a mania de servir tudo em loiça descartável...

E depois do magnífico pequeno-almoço despedimo-nos dos nossos queridos anfitriões e seguimos viagem para Yosemite National Park.

Mais fotos aqui.

2 comentários:

Andreapgn disse...

Qué hermosas fotos!!!! Espero ansiosamente las de yosemite

Billy disse...

Gracias, Andre!

Yosemite es el próximo post, espero publicarlo pronto! :)