terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Denver em Dezembro

Denver vista do quarto de hotel

Este Natal, a sorte levou-nos às montanhas do Colorado para esquiar, com uma paragem para reabastecimento (de cultura visual) em Denver. Depois de dois voos, várias horas e 30º menos, chegámos ao nosso destino.

Denver Capitol

Denver

Denver Fire Dept. Truck

Denver não é uma cidade imensamente palpitante que nunca dorme, como Nova Iorque, e seria inútil (e frustrante) querer que o fosse. É uma cidade universitária, que serve de base para as montanhas do Colorado. Na verdade, é a última paragem nas Grandes Planícies antes de entrar na cordilheira das Rocky Mountains, a prima setentrional dos Andes.

Está a 1600m acima do nível médio do mar e constitui a paragem perfeita para a aclimatação necessária para nós: de 30ºC, com 90% de humidade relativa, passámos aos 0ºC, com 30% de humidade. Resultado: pele em escamas, boca coberta de película aderente e nariz constantemente a sangrar.

A cidade é ampla e limpa; tem uma Baixa pedonal, com um autocarro gratuito que percorre a Rua 16. Aqui encontram-se lojas, cinemas e muitos hotéis. Para quem vai de visita, é a referência a procurar.

Denver

Denver

Union Station, Denver

O que mais nos interessava, contudo, não eram as lojas: eram os museus. Decidimos ir visitar o Denver Art Museum, onde pudemos ver várias excelentes exposições temporárias e uma colecção talvez demasiado ecléctica de arte contemporânea. Estávamos sedentos de cultura visual, por isso nada nos desiludiu.

Denver Art Museum

Inside the DAM

Denver Art Museum

Denver Art Museum

Denver Art Museum

Denver Art Museum

Na véspera de Natal assistimos à peça "A Christmas Carol", adaptada do texto de Dickens, no Denver Center for the Performing Arts. A sala estava cheia, a apresentação foi fantástica, com dança, música, figurinos e cenários fantásticos. Gostei particularmente de como a transição entre cenas foi integrada na peça, tendo os actores, em exímia coreografia, mudado eles próprios os cenários. A única coisa que não adorei foi a tentativa (algo frustrada) de imitação do sotaque inglês!

Denver Center for the Performing Arts

Denver at dusk

Entre Denver e Vail, onde ficámos durante a semana, há uma viagem de cerca de 2h30. Ainda considerámos alugar um carro, mas depois optámos pelo serviço da Colorado Mountain Express que, pasmem, até tem wi-fi nas carrinhas! Foi a escolha certa, já que em Vail o estacionamento é difícil e extremamente caro e o transporte colectivo dentro da vila é gratuito.

Mais fotos aqui.

3 comentários:

Anónimo disse...

Boa!
Paulatinamente lá nos vais dando as tuas lições de cultura. Os meus agradecimentos.
M

Dylan disse...

Brrr, que frio!

mor disse...

Fotografias lindas, devia estar um gelo mas até apetece ir a Denver.