quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

A Golden Gate

Uma das experiências mais fantásticas do ano - lá perto da subida ao vulcão Acatenango, na Guatemala - foi passar a histórica ponte Golden Gate de bicicleta.

São Francisco é uma cidade de colinas, tal como a nossa querida Lisboa, mas isso não impede que haja muitos ciclistas, e cada vez mais turistas a optar pela bicicleta como forma de se moverem na cidade. Há várias lojas especializadas no aluguer de bicicletas a quem não conhece a cidade e quer, precisamente, ver a ponte de perto. Assim fizemos: olhámos pela janela do quarto, o dia estava bonito, não estava calor, estava até um pouco fresco, o que seria ideal.

IMG_1956

Descobrimos nesse dia que a ponte é, de facto, garota tímida e que o mais provável é estar envolta em nevoeiro, mesmo quando há céu azulíssimo por todos os lados. E sabem o que há dentro do nevoeiro? Frio. Muito. E água, água que por acaso ficou pousada sobre as fibras do meu querido casaco tricotado à mão.

IMG_1935

IMG_1957

O acesso à ponte é fácil, está bem indicado, e da cidade passamos a ciclovias numa zona chamada Crissy Field, que outrora foi uma base aérea militar, com pista de aterragem e tudo (daí ser uma faixa fina ao longo da costa) e que hoje é um parque natural urbano. Vêem-se pessoas na pequena praia contígua, gente com papagaios de papel, muitos desportistas.

IMG_1960

Já mais perto da ponte, passámos do azul quase estival para um cinzento invernoso, frio e molhado. Enfrentámos a nuvem e a subida e chegámos ao tabuleiro da ponte, onde circulámos no passeio que nos competia. No sentido sul-norte, fomos pelo passeio do lado este, que partilhámos com peões. Já no regresso, imposição horária, regressámos pelo passeio oeste, onde só circulam bicicletas.

IMG_1970

Foi uma emoção passar a ponte e não resisti a parar algumas vezes para tirar fotografias.

IMG_1973

Do outro lado, um miradouro com uma vista linda sobre a cidade de São Francisco, que naquele momento também se decidiu esconder atrás do nevoeiro. Linda, na mesma, porque aquele manto branco só lhe aumentou o charme e a aura de mistério.

Hello, San Francisco!

IMG_1985

IMG_2000

IMG_1967

Deixámos o sol lindo que banhava a margem norte da ponte e o miradouro e voltámos a penetrar a nuvem, para regressarmos à margem sul - e à cidade. Na descida dos acessos, tivemos de parar na Warming Hut, uma casinha com um pequeno café e uma loja - giríssima, tudo em São Francisco é giro, que podemos fazer? - para nos aquecermos.

IMG_2021

IMG_2028

Dali continuámos o passeio, desfrutámos as paisagens lindas e várias dores musculares mais tarde entregámos as bicicletas. Nessa noite, caríssimos leitores, já só conseguimos andar de táxi.

2 comentários:

Cozinhar sem Lactose disse...

Adoro a foto da gaivota! :-)

Billy disse...

Ela estava lá à nossa espera, que fazer? :)