segunda-feira, 13 de novembro de 2006

Concursos

Estive a ler o anúncio (e os respectivos comentários) para um concurso promovido pela revista New York para uma vinheta, publicado no blog "Speak Up". É inevitável pensar que quem promove o concurso está a tentar encontrar uma série de alternativas baratas, promovendo a filosofia do tudo ou nada: quando se ganha, é-se publicado; quando se perde, as horas investidas no trabalho são deitadas à rua.
Infelizmente, neste momento esta tem sido uma modalidade de recrutamento de novos designers em franco crescimento. Quem procurou trabalho novo nos últimos tempos sabe disso.
No entanto, parece-me que este concurso surge como uma oportunidade para todos aqueles designers que não são conhecidos o suficiente para serem convidados pelos editores a desenhar uma bela vinheta para a sua rubrica. E, quem sabe, a figurar na lista de "designers a convidar no futuro". Talvez este facto o afaste da situação perversa do empregador que quer ver provas do trabalho do designer, desvalorizando-o, e o transforme numa verdadeira oportunidade para nós. Mas só talvez.

Sem comentários: