quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Boliviana

Hoje vinha pela rua e encontrei uma senhora, talvez boliviana, a vender verduras. Nada de novo até aqui. O que me chamou a atenção é que tinha umas favinhas com muito boa cara. Voltei atrás e perguntei-lhe a quanto as vendia. Com cinco pesos, nada mais, trouxe um belo saquinho de favinhas já descascadas. As que vêm na vagem, gosto de as separar enquanto falo com alguém: é daqueles prazeres que têm mesmo de ser partilhados, senão não são prazeres verdadeiros.

Voltando à senhora, talvez boliviana, talvez peruana, quiçá paraguaia, estendeu-me o saquinho para as mãos, fez-me um sorriso luminoso, agradeceu-me a compra e perguntou-me se eu era boliviana.

Não sei se foi o sorriso dela, se a pergunta, se o desejo de que le salga muy rico, señora!, a verdade é que fiz o resto do caminho até casa com um sorriso na cara.

(Consideração aparentemente lateral: quanto terei eu perdido nos anos macaenses por não falar cantonense!)

4 comentários:

Anónimo disse...

Deves te ter sentido bem!! eu sei porque é o que me acontece quando as pessoas acham que sou portuguesa!! devem fazer um grande esforço de abstracção e de certeza que deverà ter sido à noite ou em contra-luz, mas o que importa! e tu poderias mesmo ser boliviana!! afinal de contas quem somos nos? somos as nossas origens ou onde a nossa alma vagueia? ou somos de tudo um pouco?
um beijo grando dessa tua eterna emigra, Mélanie

Nêspera disse...

Descascar favas, que saudades. Mas ainda gosto mais das ervilhas. E, de facto, é tarefa para se fazer a dois.

alcinda leal disse...

E já agora como as cozinháste?
Para mim não há favas melhores que as guisadas com entrecosto e chouriço preto e uma dose generosa de coentros!
E há aí coentros?
bjs

Laura de Argentina disse...

yo tambien le compro las bolsitas de habas a la boliviana que las vende cerca de casa. Cuando me casé, era época de habas, entonces fue una de las primeras cosas que hicimos con mi esposo, pelar habas en nuestra casa nueva.
Así que cada vez que las veo, sé que se acerca nuestro aniversario.
Espero que te hayan salido ricas!!!