domingo, 25 de julho de 2010

Estas coisas estranhas




Este fim-de-semana pude finalmente fotografar uma coisa que me parece, claramente, de outro mundo: um auto-banco. Suponho que a minha surpresa se prende com o facto de não andar a viajar o suficiente, sobretudo para a parte norte aqui do continente. Atrevo-me a pensar que isto é hábito norte-americano, hábito esse que os panameños, depois de tantos anos de administração estrangeira, absorveram e preservaram.

Não sei bem se hei-de qualificar o acto de se servir de um multibanco sentado dentro do seu carro como extremo comodismo se como o cúmulo da praticidade. A verdade é que me parece estranhíssimo estar numa fila - como se de uma portagem se tratasse - para ir levantar dinheiro... Sobretudo quando há um estacionamento (gratuito) ao lado e caixas multibanco para "peões" (diria mesmo "regulares") sem filas nem demoras.

Sabe-se lá se um dia destes não sou eu a usar estas estranhas invenções!

7 comentários:

Solange disse...

O Banco do Brasil tinha esse serviço aqui em Brasília antes do advento dos (hoje onipresentes) caixas eletrônicos. Era no subsolo da agência central, tinha uns 10 caixas, e era sucesso certo quando recebíamos visitas de fora! ;D

Ri disse...

"¡¡qué raro!!"
nunca tinha pensado nisto!

Billy disse...

Solange, que giro! A sério, acho mesmo que ando a viajar pouco! ;)

Ri, tens de vir cá ver in loco...!

kel disse...

Confirmo que é prática relativamente comum em determinadas partes dos States (mas também não experimentei).

kel disse...

Mas o mais engraçado é que o sistema bancário americano é particularmente atrasado comparado com o português (muito à base de cheques, os multibancos não têm funcionalidades nenhumas, é difícil fazer pequenas operações como transferir dinheiro entre contas, etc).

Ahimsa disse...

Oi!

Muito interessante. Imagino que para pessoas portadoras de deficiência com viaturas adaptadas, seja muito mais cómodo, especialmente, quando chove.

Obrigada por partilhares.

Billy disse...

Kel, dizem que o sistema bancário português é dos mais avançados (do mundo? do universo? de toda a galáxia?)... bem, que é um sistema muito avançado. Lembro-me em 98, fui a Estocolmo com a minha irmã e era um sarilho encontrar um multibanco para levantar coroas. Em Portugal, tens um multibanco em cada esquina... ou dois, até. E fazes tudtudo, até comprar bilhetes de comboio! (e ainda há gente que diz que Portugal é um atraso... ;) )

Ahimsa, acho que acertaste na mouche com o teu comentário. Estou totalmente de acordo que é uma alternativa a considerar.