sexta-feira, 19 de janeiro de 2007

Ha designers e designers, ha clientes e clientes

Não resisto a transcrever a resposta que uma cliente hoje me enviou, a propósito de um trabalho que eu havia orçamentado.

Em Dezembro de 2006 fui contactada por uma pessoa para "apresentar propostas" para três projectos que a sua empresa estava a desenvolver. Tivemos uma longa reunião em que, entre outras coisas, esclareci que não apresentava "propostas" sem adjudicação de orçamento (expliquei, evidentemente, as razões - ficam para outro dia). Gerou-se um momento de incredulidade com a já habitual "mas os outros designers que contactei concordaram em apresentar propostas!". (Onde diz "propostas" leia-se "ideias materializadas" ou "maquetes".)

Hoje escrevi-lhe um email para saber se já tinham chegado a uma decisão, sabendo, obviamente, que as minhas probabilidades de conseguir o trabalho eram bastante reduzidas (mas mais vale um bom cliente na mão do que dois maus a voar!).

Esta foi a sua resposta:

Relativamente à sua proposta já temos uma decisão: todos os outros designers contactados apresentaram a sua proposta e o seu croqui. Sem ele não poderemos considerar propostas pois não fazemos a mínima ideia do que pretendem desenvolver.

Dado que a Ana decidiu não apresentar qualquer croqui esperando que nós possamos confiar nas suas ideias - que é algo que nós evidentemente não podemos fazer - nós não iremos considerar a sua proposta na nossa decisão final.


Evidentemente.

P.S. Ganha quem conseguir enfiar mais vezes do que a ex-futura-cliente a palavra "proposta" na frase.

3 comentários:

Anónimo disse...

Há propostas e propostas.
Há croquis e croquis.
Acho que a tua cliente gosta
De designers gentis

Que lhe dêem ideias diferentes
E lhe apresentem maquetes
Mas tu fizeste-lhe frente
Abaixo as clientes queques

JPP

Diana de Sousa disse...

eu gostei foi da parte em que "evidentemente" não podem confiar nas ideias do designer...

...ora o designer "evidentemente" tem que confiar que o cliente não vai pegar no croqui "grátes" e pedir ao sobrinho do amigo que até é jeitoso com o CorelDraw para concretizar a proposta :)

Billy disse...

Ou com o Painter. :)