segunda-feira, 8 de janeiro de 2007

O meu calendario diz-me que acabaram as festas

Antigamente, as festas acabavam com o dia de Reis, ou seja, a 6 de Janeiro. E os saldos começavam. Hoje, os saldos (promoções!) começam logo a seguir ao Natal e as festas prolongam-se até 7 de Janeiro, dia em que se celebra o Natal ortodoxo (não sei se é assim no Leste, mas pelo menos na Praça da Figueira foi ontem, Domingo). Foi montado um palco coberto e tivemos cânticos serão adentro.

A Praça da Figueira, um pouco como a Praça do Comércio, está em constante transfiguração conforme a época do ano. É um novo calendário adaptado aos urbanitas que somos, cheio daqueles sinais que os citadinos reconhecem, já que não sabem qual o "tempo" da castanha ou da fava como aqueles que cultivam os campos. A Natureza dá os seus sinais, só que na cidade são de natureza humana: em Outubro (ou antes) começam a instalação das luzes de Natal (que hoje, dia 8, começaram a retirar); montam-se palcos e tendas em poucos dias, para o festival da época; montam-se as barraquinhas das farturas chegando o mês de Junho... e assim por diante.

É assim que vamos reconhecendo a época do ano na cidade: pelo andaime da Praça do Comércio a que chamam "a maior árvore de Natal da Europa" (é? ah...), pela tenda com aquecimento da Praça da Figueira, pelas barraquinhas coloridas com manjericos ou pelo palco do arraial gay.

1 comentário:

Anónimo disse...

para que não tenhas que esperar pelas luzes nas praças da capital, para saberes a quantas andas e para que te tornes numa verdadeira urbanita auto-suficiente, tenho de arranjar maneira de te fazer chegar uma pequena horta de apartamento... uns vasitos com plantinhas que são muito importantes para o dia a dia e que te asseguram que as dores de cabeça passam e que a comida fica bem temperada... aí vai a salsa, a cidreira, o cebolinho, e tudo que arranjar cá pelas bandas do norte! não me posso esquecer!
beijinhos, margarida